segunda-feira, 12 de outubro de 2009


Era com ele que vinham os ventos a conversar

Sentava-se o velho sobre uma pedra nos fundos do quintal

E vinham as pombas e vinham as moscas a conversar.

Saía do fundo do quintal pra dentro da casa

E vinham os gatos a conversar com ele...

[Manoel de Barros em seu livro Fazedor de amanhecer]

Os olhos do meu avô eram verdes. Verdes metálico com cílios compridos. Sábio marceneiro. Via longe entre fumaça do pito de palha. Entre cafés e palavrões sentado no quintal filosofava e sobrevivia. Galopava bicicleta e levantava-se em frutas e folhas. Guimarães Rosa conheceu Manoel de Barros. Mas não conheceu o meu poeta. Saudades do meu avô. Nossa casa foi feita de costas para o rio. Formigas recortam roseiras da avó. Todas as coisas deste lugar já estão comprometidas com aves. Ainda bem que tive tempo pra ter saudade do meu avô.



4 comentários:

  1. Minha filha...
    Vce é uma mescla de céu e terra. Sob teu encanto, a pedra se torna diamante.Crio asas,voo do passado ao presente. Obrigado por vce ser minha filha. Parabéns...o sucesso te pertence. Te amo. Tenho certeza que teu avô entre folhas e aves está a sorrir, pela neta que tem.

    ResponderExcluir
  2. minha flor sinônima, que prazer pousar nessa página. minha alminha se sente prima da tua, elas que têm mesmos nomes e sentires parecidos. parabéns por este lindo espaço. quero visitar e estar perto. sempre perto. um beijo

    ResponderExcluir
  3. (me emocionei também com outra hemm, aquela ali de cima)

    ResponderExcluir
  4. FILHA, CADA DIA QUE PASSA ME SURPREENDO CADA VEZ MAIS COM TODOS VOCÊS. A DANI JÁ ESTÁ ENCAMINHADA E VAI FAZER SUCESSO, O PAULINHO ESTÁ CADA VEZ MAIS PERSISTENTE NAQUILO QUE ELE QUER E VC SEMPRE NOS MOSTRANDO ALGO DIFERENTE, QUE UM DIA POSSAMOS TODOS SENTAR E RIR M UITO DE TUDO ISSO, POIS SER FELIZ É RECONHECER QUE VALE A PENA V IVER APESAR DE TODOS OS DESAFIOS. AMOMOS VCS, SEJAM SEMPRE FELIZES E TENHAM MUITO SUCESSO. BJUSSSSSSSS MILLL MAMI.

    ResponderExcluir